Drenagem Linfática Manual


A drenagem linfática tem um lugar de destaque entre OS tratamentos DA Fisioterapia Dermato-funcional. Trata-se de um método de massagem manual que utiliza a pressão das mãos com movimentos suaves e manobras específicas, seguindo o trajeto do sistema linfático, de acordo com sua anatomia e fisiologia, para drenar líquidos excedentes. É indicada nos casos de edema pós-operatório, retenção hídrica, celulite, gordura localizada e problemas circulatórios. As mulheres, em geral, têm indicação ao uso desta técnica já que OS hormônios femininos comprometem a circulação sanguínea e linfática. A Drenagem Linfática Manual é uma técnica realizada exclusivamente por fisioterapeutas.


Reeducação Postural Global


A Reeducação Postural Global, ou RPG, é um método DA Fisioterapia que trata as desarmonias e assimetrias do corpo humano levando em consideração as necessidades individuais de cada um, já que cada organismo reage de maneira diferente às agressões sofridas. É uma técnica revolucionária que considera OS sistemas muscular, sensitivo e esquelético como um todo e tem como objetivos principais a conscientização corporal, o alongamento muscular e a resistência à fadiga, buscando o alinhamento corporal para a reeducação DA postura.É indicada para todos OS tipos de alterações posturais, com a presença ou não de dores, considerada uma medida preventiva e educativa para as mudanças de hábitos. A RPG é uma técnica realizada exclusivamente por fisioterapeutas.

Dra. Marcela de Oliveira Zinezzi
Fisioterapeuta - CREFITO: 3/81172-FEspecialista em Reabilitação Motora pela Santa Casa de São Paulo.
Aperfeiçoamento Internacional em Fisioterapia Dermato-funcional (estética).
Formação em RPG.Tel: 7676-6773 - E-mail: marcelazinezzi@hotmail.com

Dra. Paula de Freitas Fisioterapeuta
CREFITO: 3/87662-FEspecialista em Reabilitação Motora pela Santa Casa de São Paulo.Aperfeiçoamento Internacional em Fisioterapia Dermato-funcional (estética).
Formação em RPG. Tel: 9592-2351 - E-mail: paulafreitas.o@terra.com.br
Atendimento: Body Expression by Stella Kreiger - Av. Cotovia, 782 - Moema.

RPG na Corrida

 

O treinamento de corrida vem se tornando muito comum para indivíduos que procuram uma forma de se exercitar. Na medida que a atividade se torna regular o interesse em superar as marcas aumenta e, por vezes, observa-se uma despreocupação com fatores importantes que podem comprometer a ascensão.
Para que as metas sejam sempre alcançadas é necessário um trabalho de qualidade, ou seja, poder utilizar ao máximo as possibilidades do corpo de forma harmoniosa e salutar.

Os alongamentos musculares representam um dos fatores imprescindíveis para auxiliar o atleta na prevenção e recuperação de lesões, na melhora do desempenho competitivo e na correção de possíveis desvios posturais, buscando sempre a normalização do aparelho esquelético para a atividade esportiva.
Assim, quando utilizados na corrida podem ajudar a aliviar a sobrecarga músculo-articular diminuindo a rigidez e encurtamentos musculares promovidos pelos movimentos repetitivos do treinamento, ou ainda, prevenir limitações articulares e aumentar a eficácia das mesmas, melhorando a amplitude, velocidade, força, ritmo e precisão na realização das passadas.


Outro benefício de grande importância é o auxílio nas correções das más atitudes morfológicas ou posturais que promovem de forma negativa um trabalho muscular excessivo, ocasionando dores, desconfortos e encurtamentos, mesmo sem submeter o corpo a exigências atléticas. Esses desvios são conhecidos como: dorso curvo (cifose), lordoses, escolioses, enrolamento dos ombros, projeção da cabeça à frente, etc.

Na ilustração observam-se alguns erros comuns:

Na posição um, perde-se o alongamento no enrolamento das costas e um pouco nos tríceps.
Na posição dois, perde-se no enrolamento das costas, mas, sobretudo no enrolamento lombar, o tríceps não é alongado e há pouca correção ou nenhuma nas rotações, abduções e aduções dos joelhos.
Na posição três, perde-se o alongamento no tríceps da mesma perna, na flexão da outra perna, no enrolamento lombar e um pouco na tensão dos espinhais ou músculos da coluna vertebral (com um dorso escavado ou arredondado e às vezes uma curvatura da nuca).
Sendo assim, os alongamentos realizados através da técnica de RPG (Reeducação Postural Global) podem colaborar eficazmente a otimizar e normalizar os movimentos naturais reequilibrando as estruturas, pois atuam de forma global; vão de uma extremidade a outra na cadeia muscular e evitam as compensações, para que não se percam em direções que não sejam as desejadas.




BONS TREINOS!!!

faça parte dessa equipe

GOOD RUNNING