CONDICIONAMENTO FÍSICO



Pratique exercícios sem riscos para sua saúde
Manter o corpo em forma, sentir-se disposto e saudável são objetivos de todos que procuram exercitar-se. No entanto, a maioria das pessoas quer chegar a este objetivo em poucos dias, esquecendo que o bom condicionamento físico é conseguido com constância e dedicação. Os exercícios devem ser prazerosos e respeitar o limite de cada um para não oferecer riscos aos músculos e articulações.
Se você está parado a algum tempo e quer começar a se exercitar, siga estes conselhos para aproveitar o lado bom dos exercícios, sem riscos para sua saúde:

1. Antes de qualquer coisa faça uma avaliação física. Pode ser um exame com seu médico ou a avaliação física feita pelas boas academias de ginástica. Estes exames vão detectar possíveis problemas de saúde e também o seu grau atual de condicionamento físico, determinando o tipo de treinamento e a constância com que deve ser feito neste período inicial. Mesmo que você tenha resolvido iniciar uma caminhada diária os exames são importantes par evitar surpresas desagradáveis para sua saúde.

2. Ninguém
alcança um bom condicionamento físico sem disciplina. Aquela corrida ou caminhada de fim de semana não tem o poder de modificar seu corpo ou sua saúde. Além do mais, o esforço exigido a intervalos longos pode causar lesões em seu organismo. A constância mínima exigida para que seu organismo aproveite os benefícios do exercício físico é de 3 vezes por semana.

3. Varie o tipo de exercício, mesclando os aeróbicos, que vão fortalecer o sistema cardiovascular; os de resistência e força, que vão fortalecer os músculos; e o alongamento, para conquistar maior flexibilidade. E não se esqueça de escolher exercícios que lhe dão prazer. Dança, equitação, ciclismo, natação, são formas prazerosas de manter seu corpo em forma enquanto beneficiam também a sua da mente.

4. Não avance seus limites. Qualquer sintoma como dificuldade para falar, tontura, palidez, respiração excessivamente ofegante, perda de equilíbrio ou fadiga constante são indícios de que você está exagerando na dose. Se você não é um atleta e seu objetivo é obter mais saúde, não queira competir com os outros. Aceite e respeite os limites que seu organismo impõe.


Certamente você conhece todos os benefícios que os exercícios podem trazer ao seu organismo, mas pode estar pensando que não tem um minuto livre em sua vida tão atribulada, pode ainda estar dizendo a si mesmo que algum minutos diários não farão diferença, ou pode ainda estar pensando que, afinal, já passou da idade pra começar e que agora não verá nenhum resultado.
Pois fique sabendo que sempre é tempo de começar e que seu corpo sempre responderá de forma positiva. Além disso, a melhoria geral na sua aparência vai influenciar decisivamente na visão que você tem de si mesmo, trazendo uma grande sensação de bem estar e equilíbrio entre sua mente e seu corpo.
Quando você entra em ação seu organismo desencadeia uma série de reações químicas que vão ajudá-lo a conseguir:

+ OXIGÊNIO
Os exercícios aeróbicos, quando praticados por mais de meia hora vão buscar energia na gordura circulante. Para transformar esta gordura em energia seu organismo precisará de mais oxigênio. Com a constância dos exercícios seu pulmão é mais solicitado para captação do ar necessário ele se ampliará e sua respiração será sempre melhor.
- PESO
Como os exercícios aeróbicos (corrida, caminhada vigorosa, natação, ciclismo, step, ginástica aeróbica, dança...) praticados por mais de meia hora, utilizam como fonte de energia a gordura circulante como combustível você vai emagrecer. Já as modalidades anaeróbicas (ginástica localizada, musculação, alongamento...) usam a glicose, uma fonte energética de rápido acesso na circulação, como fonte de energia e não promovem o emagrecimento.

+ SATISFAÇÃO
Após meia hora de exercícios, para aliviar a dor, estimular a continuidade do movimento, e diminuir a ansiedade causada pelo excesso de adrenalina, o organismo reage liberando para a corrente sanguínea substâncias sedativas. São as endorfinas, que trazem uma incrível sensação de bem-estar.

+ RESISTÊNCIA
Quando estamos fora de forma qualquer esforço maior, como uma corridinha ou subir um lance de escadas, faz o coração disparar. É que para acionar os músculos o corpo vai buscar o oxigênio presente na circulação, que é movida pelo coração. Se você fizer exercícios aeróbicos com freqüência seu coração vai se fortalecer e precisará bater menos vezes para mandar a mesma quantidade de oxigênio para o organismo.

- PRESSÃO
Como o oxigênio chega aos músculos pela circulação, as artérias terão que se dilatar para possibilitar a passagem do sangue num ritmo mais tranqüilo. As pessoas sedentárias, obesas ou estressadas perdem a capacidade de vasodilatação e por isso, mesmo as tarefas do dia-a-dia elevam a pressão e se tornam tão difíceis. Os exercícios físicos vão promover o retorno desta capacidade de vasodilatação em poucos meses.

+ COLESTEROL BOM
O organismo possui dois tipos de colesterol: o nocivo (LDL), que se acumula nas artérias formando placas de gordura e o HDL, que retira o LDL das artérias e o leva para o fígado, de onde será eliminado. A prática constante de exercícios aumenta o nível do bom colesterol, evitando o risco de doenças coronarianas.



BONS TREINOS!!!

faça parte dessa equipe

GOOD RUNNING