A importância da Nutrição na prática da Atividade Física

Sabemos que uma alimentação equilibrada é um ponto fundamental para o auxílio no bom desempenho na prática de exercícios fisíco, principalmente quando falamos em corrida.
A alimentação adequada auxilía na boa realização dos treinos e consequentemente na performance na hora de uma prova, além de melhorar a recuperação pós treino.
Um ponto muito importante, é o fato da maioria dos corredores, hoje, serem pessoas que antes ou após seus treinos, ainda enfrentam um ardor dia de trabalho, o que a má alimentação também pode prejudicar.
Assim a importância da boa nutrição não só para alcançar seus objetivos nas pistas, mas também no seu dia-dia.
A dieta deve ser balanceada em todas as refeições, contendo todos os diferentes nutrientes, como carboidratos, proteínas, gorduras boas, vitaminas e sais minerais.
Na maioria dos casos o indicado é realizar cinco refeições ao dia, em média, assim conseguindo manter a manutenção dos nutrientes no organismo e também estimulando constantemente o trabalho do metabolismo energético.
Para cada momento existe alimentos mais indicados: para os atletas que tem como refeição anterior ao treino, o café da manhã ou lanches intermediários, devem fazer a refeição de 30 à 90 minutos antes do treino, priorizando alimentos de fácil digestão, ricos em em carboidratos como, pães e cereais, juntamente com proteínas magras, peito de perú, presunto magro ou queijos magros. Já se a refeição  anterior for o almoço, ela deve ser feita de 3-4 horas antes do treino, e constituída de carboidratos complexos, como massa, arroz e batata, e proteínas magras, carne vermelha magra, frango,ovo.
As refeições pré exercício tem como objetivo evitar a hipoglicemia e fornecer energia  no inicío da atividade. Assim os alimentos mais gordurosos e preparações muito elaboradas devem ser evitados, pois podem dificultar a digestão, atrapalhando o desempenho.
E durante a corrida?
Em treinos que durem até 60 minutos, alimentação na maioria dos casos é suficiente, mas se a atividade ultrapassar 1 hora, pode haver a necessidade de reposição energética, com suplementos fontes de carboidratos(bebidas energéticas ou géis). Já a hidratação com água é fundamental durante qualquer atividade e sua duração. Mas vale lembrar que qualquer alteração na dieta e/ou suplementação deve ser testada em treinos, nunca no dia da prova principal.
Todos necessitam de uma alimentação balanceada realizada por um nutricionista, que fará o cálculo das necessidades energéticas individuais de acordo com sua rotina e atividade física.
Essa necessidade fica mais evidente quando a atividade física for a corrida, pois é um exercício que exige muito do organismo, assim a dieta se tornando ponto chave para que não falte os nutrientes necessários para m bom rendimento e/ou perda de peso e aumento de massa muscular.

 

 

Gabriela  Motta
Nutricionista Esportiva

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