PREVENÇÃO DE LESÕES


Antes da atividade física, alguns exercícios muito leves e de alongamento são necessários para melhorar a transição do estado de repouso para o de exercício. A intenção é aumentar a irrigação de sangue no músculo.
Alongamento: forma de trabalho que visa a manutenção dos níveis de flexibilidade obtidos e a realização dos movimentos de amplitude normal com o mínimo de restrição física possível.

Flexionamento: forma de trabalho que visa obter uma melhora da flexibilidade através da viabilização de amplitudes de arcos de movimento articular superiores às originais.


Comparando estes dois conceitos, verifica-se que o objetivo prático do alongamento é permitir a realização dos movimentos com mais eficácia e com menor gasto energético, ao passo que o do flexionamento é conseguir maiores arcos articulares de movimento.
Agora sabemos porque é tão importante incorporar à sessão de treinamentos uma rotina de aquecimento, onde os exercícios de alongamento são os mais apropriados.


Tais exercícios preparam os músculos, articulações e ligamentos para a atividade; além de auxiliar na prevenção de lesões (como estiramentos, distensões e torções musculares), além de reduzir a intensidade das dores musculares. Tão importante quanto o aquecimento, a fase que se segue imediatamente após o treinamento, conhecido como resfriamento ou volta à calma, tem como principal objetivo manter os principais grupos musculares que participaram do exercício ativos, auxiliando no retorno do sangue acumulado perifericamente de volta ao coração, evitando tonteiras ou até desmaios, prevenindo também dores musculares.


Dores musculares - geralmente acompanham o início de qualquer programa de exercícios. O grau de desconforto muscular pode ser reduzido, iniciando-se o programa com sessões de baixo nível de intensidade, aumentando-se gradualmente estes níveis ao longo das primeiras semanas. Além disso, a dor muscular pode também diminuir, respeitando-se os períodos de aquecimento e resfriamento. Massagens e banhos mornos também auxiliam a aliviar as dores. Se a dor persistir, procurar um médico.


Câimbras Musculares - trata-se de contrações musculares involuntárias que podem ser decorrentes de desequilíbrios eletrolíticos envolvendo o sódio, o potássio ou o cálcio. Geralmente o estiramento e o massageamento da musculatura produzem um alívio imediato. Um aquecimento adequado, a reposição dos eletrólitos perdidos pelo suor e o alongamento após os exercícios habitualmente são capazes de prevenir a maioria das câimbras musculares.


Dor Lombar - geralmente é resultante de uma flexibilidade deficiente, das fraquezas das musculaturas abdominal e lombar e de uma postura errada. Exercícios de alongamento e para o desenvolvimento da força muscular, juntamente com um esforço consciente para melhorar a postura, conseguem remediar o problema na maioria dos casos.


Gelo - a melhor maneira de diminuirmos o inchaço, a dor, e a inflamação, é através da aplicação de gelo na região afetada por 15 a 20 minutos. Para proteger a pele, utilize uma toalha entre a pele e o saco plástico com gelo ou use bolsa de gelo apropriada. Faça massagem com o próprio gelo na região. As primeiras 72 horas são mais críticas, assim o gelo deve ser feito o máximo de vezes possível neste período. Se a dor persistir, procurar um médico.

 


BONS TREINOS!!!

faça parte dessa equipe

GOOD RUNNING

 

O corpo pede água!
Í
ndice Glicêmico - Importância

Água de coco um excelente soro vegetal
Suplementos
Nutrição na Atividade Física
Nutrição antes do treino
Preparando o corpo para corrida
Recomendações Nutricionais
Dicas para corrida
Entre para o Maravilhoso Mundo das Corridas
Prevensão de Lesões
Escolha seu Tênis

Alerta aos Atletas
Cuidado com Excessos
Fartlek
Alimentos Ajudam
Bons e maus carboidratos - Nutrição
Cuidado com produtos milagrosos