PREPARANDO O CORPO PARA CORRIDA


Praticar corrida, seja pelo prazer da competição ou pela busca da boa saúde, é um hábito normalmente tido como infalível pela maioria das pessoas que buscam manter-se saudáveis ou que querem uma boa qualidade de vida. O problema é quando os praticantes encontram tempo ou disposição para o esporte apenas nos finais de semana ou sem a freqüência e continuidade adequadas. Inconscientemente, os chamados atletas de final de semana acabam colocando em risco sua saúde ao exigir muito do corpo em pouco tempo. Não é preciso deixar de praticar ou virar a vida do avesso para unir o útil ao agradável.
O grande problema de muitas pessoas é querer compensar toda a falta de atividade da semana no sábado e no domingo ou às vezes em um dos dias. Isso é um problema, porque você submete o corpo a uma carga forte de exercícios e depois descansa e demora a dar outra carga. Assim é como se toda vez fosse a primeira, e o organismo nunca se acostuma a receber o esforço.
Esta inconstância pode levar a vários problemas, desde as dores musculares até graves danos cardiovasculares. Tudo vai depender da intensidade com que se exercita, pré-disposição a desenvolver doenças, condicionamento físico, alimentação, hidratação e até mesmo de sorte, já que ninguém está livre de acidentes. Controle e prevenção podem tornar a carreira mais longa.
A prevenção e o controle são fundamentais, e a falta delas pode acabar com a carreira de qualquer atleta de fim de semana. Por outro lado, o cuidado e a atenção com qualquer sinal de problema podem significar garantia de continuidade à "vida normal".
Diante de tantos riscos, a principal orientação é ter atenção e prevenir. É impossível acabar 100% com os riscos, mas é possível reduzi-los consideravelmente. Para isso, o principal é fazer uma avaliação médica antes de iniciar qualquer prática esportiva, ter um acompanhamento com um especialista e ouvir os sinais que o corpo der durante a atividade.

Como evitar problemas

- Praticar atividade física regular
- Fazer avaliação médica antes de começar qualquer atividade
- Usar roupas e calçados adequados
- Fazer alongamentos antes e depois do exercício
- Tomar água antes, durante e depois da prática
- Manter alimentação saudável
- Ter o acompanhamento de um professor de educação física
- Procurar o médico imediatamente após qualquer dor (principalmente no peito) ou outro sinal de problema
- Não fazer uso de bebida alcoólica durante ou logo após a prática de atividade física

Quando é preciso procurar um médico

- Falta de ar
- Tontura ao se levantar
- Cansaço noturno
- Dores nas articulações
- Dor no peito
- Sensação de desmaio

A indicação que posso dar é que a pessoa faça pelo menos 30 minutos de caminhada forte e/ou trote leve por dia, onde esta atividade pode ser dividida em 10 minutos pela manhã e 20 à noite. Isso poderia ser como forma de ida ao trabalho, por exemplo. Desta forma, a pessoa pode melhorar sua capacidade aeróbia e o condicionamento físico para, a partir daí, poder se dedicar a modalidade propriamente dita.
Os limites do corpo devem ser sempre respeitados, e isso varia em cada pessoa. Não se pode ficar parado a semana toda para se esforçar até ficar ofegante no domingo. O esporte pede alguns requisitos que são: individualidade, continuidade, adaptação e progressão da intensidade. Iniciar é importante, mas continuar é necessário.




 


BONS TREINOS!!!

faça parte dessa equipe

GOOD RUNNING

 

O corpo pede água!
Í
ndice Glicêmico - Importância

Água de coco um excelente soro vegetal
Suplementos
Nutrição na Atividade Física
Nutrição antes do treino
Preparando o corpo para corrida
Recomendações Nutricionais
Dicas para corrida
Entre para o Maravilhoso Mundo das Corridas
Prevensão de Lesões
Escolha seu Tênis

Alerta aos Atletas
Cuidado com Excessos
Fartlek
Alimentos Ajudam
Bons e maus carboidratos - Nutrição
Cuidado com produtos milagrosos