ALIMENTOS AJUDAM A PREVENIR DANOS FUTUROS À SAÚDE DOS ATLETAS


O treinamento físico de alta intensidade é um desafio muito grande para o corpo onde os atletas ultrapassam seus limites. Dessa forma, apenas a alimentação correta com os nutrientes certos previne danos, principalmente dos atletas que treinam em vias com carro, respirando monóxido de carbono. São os alimentos que protegem as células desses maus elementos evitando envelhecimento precoce, problemas circulatórios e câncer.
Os suplementos medicamentosos de vitaminas e minerais não fazem o mesmo papel, pois sua absorção e composição não são iguais às dos alimentos.
Hoje já esta muito bem difundido entre os atletas a importância dos carboidratos, porem ainda não e habito entre eles se preocuparem com a ingestão de vitaminas e minerais para que o carboidrato consiga fazer seu papel de entre muitos, fornecer energia para a realização da atividade física.
Devido a altíssima intensidade de treino, a qualidade da alimentação com quantidades adequadas de vitaminas antioxidantes como vitamina A, C, E e minerais como selênio, zinco, ácido fólico previnem alem de risco de lesão muscular, incidência de câncer, problemas cardiovasculares no futuro.
A vitamina C (frutas cítricas e alimentos crus) também é muito importante para evitar problemas de articulações, principalmente joelhos que é uma das mais atingidas e juntamente com as vitaminas do complexo B e outro nutriente chamado omega 3 previnem queda do sistema imune. Os atletas são muito suscetíveis às infecções se não ingerirem os alimentos nas calorias certas e se tiverem ingestão insuficiente dessas vitaminas.
As vitaminas do Complexo B também são importantes para o metabolismo dos carboidratos e proteína.
Outro nutriente muito importante é o ferro , pois sua carência pode levar a um tipo de anemia e esta doença se caracteriza pela diminuição dos glóbulos vermelhos que fazem com que o atleta fique cada vez mais debilitado com baixo rendimento físico.
A corrida e a natação podem levar a quebra de hemacias (glóbulos vermelhos), por isso a alimentação balanceada com a quantidade de ferro suficiente e outros nutrientes para facilitar sua absorção e imprescindível.
O cálcio e outro nutriente que merece atenção, pois a realização da contração muscular depende dele durante o exercício e a sua ingestão em quantidades inadequadas pode levar a uma diminuição da densidade óssea , aumentando o risco de fraturas facilmente.
A alimentação deve ser totalmente individualizada, calculada conforme o programa de treinamento, com a quantidade de calorias, de nutrientes adequados, o tipo de carboidrato certo (de rápida absorção ou absorção lenta) nos horários certos, afim de não só garantir o sucesso de desempenho físico, mas também prevenir danos a saúde.
Veja quais são as suas necessidades e se a sua alimentação atende -as em quantidade e qualidade com um NUTRICIONISTA DO ESPORTE.

Alimentos fontes:
Vitaminas A : alimentos de cor amarelada, carnes vermelhas
Vitaminas do Complexo B: alimentos de origem animal, cereais integrais
Vitamina C: frutas cítricas e alimentos crus
Vitamina E: óleos, castanhas, nozes
Selênio: castanha do Pará
Omega 3: semente de linhaça, salmon, sardinha
Ferro: carnes principalmente vermelha, verdes escuros
Cálcio: leites e derivados, verdes escuros
Zinco: carnes principalmente vermelha, frutos do mar
Acido fólico: verdes escuros

 


BONS TREINOS!!!
Erika Alvarenga
erika.alvarenga@pharmaciaartesanal.com
Rua Coronel Lisboa, 805 - Vila Mariana - São Paulo - SP
Tel.: (11) 5085-2400


faça parte dessa equipe

GOOD RUNNING

 

O corpo pede água!
Í
ndice Glicêmico - Importância

Água de coco um excelente soro vegetal
Suplementos
Nutrição na Atividade Física
Nutrição antes do treino
Preparando o corpo para corrida
Recomendações Nutricionais
Dicas para corrida
Entre para o Maravilhoso Mundo das Corridas
Prevensão de Lesões
Escolha seu Tênis

Alerta aos Atletas
Cuidado com Excessos
Fartlek
Alimentos Ajudam
Bons e maus carboidratos - Nutrição
Cuidado com produtos milagrosos